3 Oct 2024, 8:00
266
Durante dois dias, a Alfândega do Porto recebeu os maiores especialistas nacionais de turismo. O Porto foi escolhido pela Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) para realizar o seu primeiro congresso, onde foram debatidos temas importantes para o futuro do setor, como seja as tendências do turismo, o futuro da legislação nacional, a importância da inovação digital e aposta na sustentabilidade na gestão de Alojamento Local.
A sessão de abertura contou com a presença do vereador das Atividades Económicas, Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, que fez uma radiografia atual da cidade, os projetos presentes e futuros para o turismo e desenvolvimento sustentável do Porto.
Seguiu-se um dos muitos painéis que fizeram parte do programa do congresso da ALEP, subordinado ao tema "Turismo em excesso ou desafios da gestão turística? Uma visão de abordagem holística da gestão turística da cidade do Porto" e que contou com a presença da vereadora do Turismo e Internacionalização.
Catarina Santos Cunha teve oportunidade de dar a conhecer a estratégia do município, plasmado no “Mapa de visão para o futuro sustentável do destino Porto”, documento que, além de orientador das estratégias, desafios e principais tendências do setor do turismo na cidade, guia todos os que visitam o Porto por “quarteirões" territoriais e de interesse”, contribuindo, também, para o aliviar da pressão em zonas como o Centro Histórico.
O segundo dia do congresso foi dedicado a workshops sobre legislação, otimização operacional, gestão de preço, guest experience e inteligência artificial. O evento contou também com uma área de exposição onde foi possível conhecer produtos e serviços inovadores.