11 Feb 2025, 8:44
120
Em 2024, a Unidade Local de Saúde (ULS) São João alcançou um novo recorde histórico ao realizar 64.627 cirurgias, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Apesar do aumento no número de intervenções, o hospital teve uma redução na mediana do tempo de espera para cirurgia.
Do total de intervenções, 38.269 cirurgias foram realizadas em regime de ambulatório, o que representa um aumento de 13,19% face a 2023. Este tipo de procedimentos têm a vantagem de ser menos invasivos e de permitirem uma recuperação mais rápida.
Já a cirurgia convencional também registou um aumento de 9,10% em comparação com 2023, reforçando a capacidade do hospital para dar resposta a casos de maior complexidade.
Melhoria nos tempos de resposta
Em comunicado, a ULS São João esclarece que 88,56% das cirurgias foram realizadas dentro do Tempo Máximo de Resposta Garantida (TMRG), assegurando maior previsibilidade para os doentes.
Os indicadores relacionados com a qualidade e o tempo de resposta aos doentes oncológicos também apresentaram melhorias, com uma percentagem de 93,55% de pessoas tratadas dentro do TMRG.
As melhorias refletem-se numa diminuição na mediana do tempo de espera para cirurgia, espelhando o esforço feito pelo maior hospital do Norte no que diz respeito ao atendimento de excelência.
Nas especialidades de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral, foram realizadas 383 cirurgias robóticas, o que reflete os avanços tecnológicos no seio da instituição de saúde. A crescente adesão a este método permite procedimentos mais precisos, seguros, minimamente invasivos e com recuperação mais rápida, diminuindo o tempo de internamento.
Com os blocos a funcionar 12 horas por dia, seis dias por semana, o hospital está entre os que mais operam no país.
Fonte: CM Porto
Foto: ULS São João | Olinda Peixoto