24 Oct 2025, 7:51
1295
A reabilitação de um imóvel vai dar à Casa de Cedofeita um novo espaço para acolher crianças em risco. A intervenção representa um investimento municipal de até 490 mil euros. O contrato de cooperação entre o Município, a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Associação CrescerSer foi assinado esta semana, nos Paços do Concelho.
A nova instalação, localizada na Rua de S. Roque da Lameira, em Campanhã, cedida pela Santa Casa, irá substituir o atual edifício, que já não cumpre os requisitos legais em vigor.
"A salvaguarda dos direitos das crianças é uma prioridade absoluta. Esta parceria é um exemplo do trabalho articulado entre instituições com um objetivo comum: assegurar às nossas crianças um ambiente seguro, digno e propício ao seu desenvolvimento", sublinha o vereador da Coesão Social.
Para Fernando Paulo, o apoio à CrescerSer, "uma entidade reconhecida na Rede Social do Porto pela qualidade da sua intervenção, reforça o compromisso da cidade com a proteção das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade".
Criada em 1986, a Associação Portuguesa Para o Direito da Criança e da Família – CrescerSer é uma Instituição Particular de Solidariedade Social de âmbito nacional, que acolhe crianças vítimas de maus-tratos e perspetiva com elas e as suas famílias um projeto de vida e a sua autonomia.
A Casa de Cedofeita faz parte da resposta social de centro temporário de acolhimento e tem ao seu cuidado dez crianças entre os zero e os 12 anos.
Fonte: CM Porto
Foto: Casa de Cedofeita