24 Sep 2024, 14:03
653
Concluída a fase de projeto, vai agora a concurso público o mais novo jardim a nascer na freguesia de Ramalde. O Jardim Senhora do Porto ficará situado entre a rua homónima, Rua Senhora do Porto, e a Rua de Santa Luzia, numa área de quase cinco mil m2, que, atualmente, não tem utilização qualificada. O preço-base do concurso é de 674 mil euros.
A requalificação do Jardim Senhora do Porto tem por base um estudo realizado pelo Município no ano de 2021. A iniciativa partiu de uma discussão pública, que envolveu a comunidade local para repensar e melhorar esta zona da cidade, ouvindo as suas opiniões e ajustando o projeto face às necessidades evidenciadas durante este processo de cocriação.
Os principais objetivos definidos sobre a área onde vai nascer este novo espaço verde passam por integrá-lo no conjunto edificado, aumentar a qualidade de vida dos residentes na envolvente, promover oportunidades de encontro, convívio e uso dos espaços públicos, criar uma estrutura vegetal com forte desempenho ecológico e paisagístico, garantir conforto e amenidade térmica, gerir recursos naturais de forma eficiente e, por fim, reduzir os esforços de manutenção.
Com base nos objetivos traçados, a solução proposta pelo projeto parte do aumento da área pedonal junto à Rua de Santa Luzia, o que irá redefinir as zonas verdes e criar uma praça de estadia. Esta praça será equipada com zonas verdes sobrelevadas e bancos para descanso. Além disso, também será criada uma área de horta comunitária.
Considerando a já existência, nesta envolvente, de um parque infantil, para o novo Jardim Senhora do Porto a solução pensada assenta num conceito de recreio informal, onde serão incluídos equipamentos como o escorrega e o baloiço.
A proposta contempla, ainda, a criação de uma orla verde no limite poente e norte do jardim, com uma vegetação multiestrato, que servirá para reduzir a presença visual dos edifícios circundantes e criar uma barreira natural. Entre os pormenores técnicos deste projeto, está a criação de soluções de drenagem sustentável, como bacias de infiltração, tipo rain garden.
A cargo da GO Porto, empresa municipal responsável pela gestão das obras no Município, esta empreitada tem prazo de execução estipulado em 210 dias.