Venda de casas volta a cair e subida de preços abranda

O preço das habitações continuou a subir no terceiro trimestre, ainda que a um ritmo menos acelerado face ao trimestre anterior. Ao mesmo tempo, as transações de casas diminuem, noticia o Dinheiro Vivo.

Número de casas transacionadas em Portugal está a cair ao mesmo tempo que os preços continuam a crescer, embora a um ritmo menos acelerado, revela o Índice de Preços da Habitação (IPHab) relativo ao terceiro trimestre do ano, divulgado na terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os preços da habitação cresceram 7,6% entre julho e setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado, mas essa subida representa uma desaceleração face ao aumento do IPHab registado nos três meses anteriores (8,7%).

"Neste período, os preços das habitações existentes cresceram de forma mais intensa [8,1%] por comparação com as habitações novas [5,8%]", realça o INE. Isto, numa comparação homóloga. Na variação em cadeia, ou seja, em comparação com os três meses anteriores, o comportamento foi outro: "O crescimento dos preços das habitações novas (2%) superou o das habitações existentes (1,8%)", lê-se na nota do gabinete de estatística.

Segundo o Dinheiro Vivo, nos meses de verão (julho, agosto e setembro), foram transacionadas 34 256 habitações, o que representa menos 18,9% em comparação com o terceiro trimestre de 2022. Já no segundo trimestre deste ano as vendas de habitações tinham caído 22% em termos homólogos.

Quer isto dizer que a subida dos preços da habitação está a coincidir com uma quebra na venda de imóveis residenciais. Também o valor dos negócios concretizados está a cair. "As transações contabilizadas ascenderam a 7,1 mil milhões de euros, menos 12,2% do que no terceiro trimestre de 2022", indica o INE.

O gabinete de estatística nacional diz que se observaram "reduções homólogas no número e no valor das transações de alojamentos em todas as regiões", mas o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa (AML) "evidenciaram reduções mais intensas do que as registadas ao nível nacional".

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Linha Rosa condiciona trânsito em frente à Estação de S. Bento
23/01/2026
Inauguradas novas Salas de Brincar Serviço Oncologia Pediátrica do Hospital de São João
23/01/2026
Joaquim Jorge no Executive Tea Club
22/01/2026
PSP detém sete indivíduos por tráfico de estupefacientes na cidade do Porto
22/01/2026
Alojamento ilegal com dezenas de imigrantes selado no centro do Porto
22/01/2026
"O Porto não tem um problema de falta de habitação. Tem um problema de falta de habitação a preços comportáveis”
21/01/2026
Linha rosa do Metro do Porto estará operacional no primeiro trimestre de 2027
21/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
20/01/2026
Linha Rosa condiciona trânsito em frente à Estação de S. Bento
23/01/2026
Inauguradas novas Salas de Brincar Serviço Oncologia Pediátrica do Hospital de São João
23/01/2026