Em
O Primeiro de Janeiro

18 May 2022, 0:00

109

Vírus monkeypox 'varíola dos macacos' chega a Portugal. DGS confirma pelo menos cinco casos e 20 suspeitos

O vírus 'monkeypox', a varíola dos macacos, chegou a Portugal e já há pelo cinco casos confirmados. Os doentes são todos homens e a situação está ser acompanhada pelas autoridades de saúde para se perceber a ligação entre os casos.
Esta é uma doença viral geralmente transmitida pelo toque ou mordida de animais selvagens infetados, como ratos ou esquilos na África Ocidental e Central.
Os primeiros casos em solo europeu foram registados no Reino Unido. Houve sete casos de varíola dos macacos relatados anteriormente; todas as importações estavam relacionadas a um histórico de viagens de ou para a Nigéria. Em 2021, também houve dois casos separados de varíola humana importados da Nigéria relatados pelos Estados Unidos da América.
A doença não se transmite facilmente entre pessoas, mas as autoridades de saúde britânicas não descartam a possibilidade de transmissão em caso de contacto extremamente próximo com uma pessoa infetada. 
A febre, dores musculares, calafrios, fadiga e erupções cutâneas fazem parte dos principais sintomas associados a esta doença. 
Casos mais leves de varíola podem passar despercebidos e representar um risco de transmissão de pessoa para pessoa. É provável que haja pouca imunidade à infeção naqueles que viajam e expostos, pois a doença endêmica é geograficamente limitada a partes da África Ocidental e Central. Embora uma vacina tenha sido aprovada para a prevenção da varíola, e a vacina tradicional contra varíola também forneça proteção, essas vacinas não estão amplamente disponíveis e populações em todo o mundo com idade inferior a 40 ou 50 anos não se beneficiam mais da proteção oferecida por programas anteriores de vacinação contra varíola. 
Em comunicado, a DGS confirmou a suspeita de 20 casos, sendo que na maioria são jovens, todos do sexo masculino e, apresentam-se estáveis.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024